CADERNETA DA CRIANÇA/ ALUNO(A), É OBRIGATÓRIA E GRATUITA!

Exmº/ª Sr /ª:

-Diretor(a) da Escola ou agrupamento; Presidente da Associação de Pais; Pai e Encarregado de Educação; Representante dos Pais no Conselho Turma; Representante dos Pais no Conselho Geral:

A Caderneta do Aluno é de distribuição gratuita para as Crianças dos Jardins de Infância e para todos os alunos do 1º, 2º, 3º Ciclo, Ensino Secundário e Profissional até aos 18 anos, quer das escolas públicas, (quer das particulares, desde que tenham contrato de associação com o Ministério da Educação!).

Pai ou Encarregado de Educação: Caso tenha sido obrigado a pagar a Caderneta da Criança/Aluno, envie comprovativo do pagamento da mesma para info@ferlei.pt !

É ponto assente para os Srs Diretores dos agrupamentos ou escolas não agrupadas, que os PEE, não têm que efetuar nenhum pagamento para a aquisição da Caderneta da Criança/Aluno.

Se foi obrigado a pagar, solicito com a máxima urgência, nos envie o recibo do pagamento da referida Caderneta do Aluno. Se não tem recibo peça-o onde efetuou a compra dessa mesma caderneta.

Vamos continuar a insistir, para que no inicio do próximo ano letivo, os PEE não sejam obrigados a efetuar esse pagamento, (para uma caderneta que é gratuita e que já foi paga através dos impostos).

É inadmissível que esta situação continue! Se os Srs Diretores, que alegam não ter dinheiro para a aquisição das cadernetas, que nos digam isso por escrito!

Solicito nas escolas que continuam a obrigar os PEE a  pagar a Caderneta do Aluno, seja colocado em Ordem de Trabalhos da próxima reunião do Conselho Geral do agrupamento ou escola não agrupada, para que seja debatido neste órgão e ali fique registado qual a posição do Conselho Geral sobre esta matéria!

A Educação também é isto! Lutar pelos direitos das Crianças, dos Jovens e das Famílias!

A Escola não engana ninguém! Quem nos engana, são os adultos com estatuto e sem escrúpulos!

Aguardo o resultado do vosso empenho nesta e noutras lutas que temos que travar!

NOTA: Existem Diretores de agrupamentos/escolas não agrupadas, que sempre entregaram a caderneta gratuitamente! A esses, o nosso Obrigado, as Famílias agradecem!

Carlos Rainho

Secretário geral