-REPRESENTANTE PAIS DA TURMA:

O DL 137/2012 de 2jul, introduziu novidades quanto à participação dos pais ao nível do Conselho de Turma. Assim, considera-se oportuno referenciar uma vez mais, alguns aspetos contemplados no seu art. 44:

  • A organização, o acompanhamento e a avaliação das atividades e desenvolver com os Alunos e a articulação entre a Escola e as Famílias é assegurada pelo Conselho de Turma nos 2º , 3º Ciclo e Secundário;

A constituição do Conselho de Turma no 2º, 3º Ciclos e Secundário, contempla:

  • Todos os Professores da Turma;
  • 2 (dois) representantes dos PEE efetivos, devendo serem eleitos 2 suplentes, para casos de impossibilidade da presença dos efetivos;
  • 1 (um) representante dos alunos, no caso do 3º Ciclo e Secundário.

Mantém-se a exclusão de participação dos Representantes dos Pais da turma e alunos quando seja discutida a avaliação individual/notas.

O QUE É?

O art. 44 do DL 137/2012 de 2jul, define a organização, acompanhamento e avaliação das atividades a desenvolver com os alunos, a participação de 2 Representantes dos Pais da turma no Conselho Turma.

 POR QUÊ?

Esta participação mais que uma obrigação é um direito e um dever dos Pais. Normalmente os RPTurma, são eleitos na primeira reunião de Pais no início do ano letivo, convocada pelo Diretor de Turma (professor designado pelo Diretor entre os professores da turma, sempre que possível pertencente ao quadro da escola) e os PEE da turma.

QUE PERFIL?

Desejavelmente, o pai/mãe ou encarregado de educação de turma eleito deverá:

  • Considerar que o mais importante são os Alunos, antes dos pais ou dos professores;
  • Ter disponibilidade para representar os restantes pais, ser conciliador, atento e participante na vida escolar da turma, tendo em conta que a escola é multicultural.
  • Conhecer o Regulamento da EA/ENA.

 Processo de eleição:

  • Por cada turma, são eleitos dois representantes efetivos e dois suplentes dos pais;
  • Na reunião em que forem eleitos os RP da turma efetivos, fornecem o seu contato e pedem também uma forma de contatar os restantes pais. Sugere-se o telefone e o email;
  • Solicitar sempre cópia da ata de eleição para: Ficar em posse do RP da turma, para enviar cópia para a Associação de Pais e para a FERLEI.

FUNÇÕES:

Não havendo regras específicas relativamente à metodologia a adotar pelos RP da turma, nas reuniões de Conselho de Turma, é importante ter em conta as seguintes recomendações, acerca do funcionamento destas reuniões, assim:

  • Solicitar sempre ao Diretor de turma a Convocatória e a Ordem de Trabalhos (antecipadamente) para comunicar e pedir opiniões aos restantes PEE;
  • Solicitar sempre a ata da reunião depois de aprovada, para informar os restantes pais e colocar no seu dossier do RP da turma:
  • Enviar cópia para a Associação de Pais e para a FERLEI;
  • Manter um contato permanente com o Diretor de turma e com os restantes pais (na reunião em que for eleito dê-lhes o seu contato, mas não se esqueça de pedir também uma forma de os contatar);
  • Estes contatos são essenciais para manter um dever dos RP da turma, que é o de manter informados todos os restantes pais da turma para ele poder ser o seu representante (de outra forma a sua representatividade não está legitimada);
  • Conversar, previamente, com os restantes pais, sobre as matérias da ordem de trabalhos de cada reunião ou sobre matérias que eventualmente desejem incluir na mesma;
  • Colaborar na identificação e contribuir para a resolução de situações cuja especificidade possa condicionar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos;
  • Apoiar o Diretor de Turma nos contatos com os restantes pais, sensibilizando‑os para a necessidade de acompanharem a vida escolar dos seus filhos;
  • Colaborar na definição de estratégias que contribuam para que o discurso da Família e o da Escola não sejam contraditórios, antes se reforcem mutuamente;
  • Colocar a sua sensibilidade e os seus conhecimentos à disposição da turma;
  • Fazer um pequeno relatório no final de cada período a relatar as dificuldades encontradas enquanto RP da turma e o que fez para as ultrapassar, devendo enviá-lo a todos os pais da turma, à Associação de Pais e á FERLEI;
  • Ser um elo de ligação entre os Pais da turma e a Associação de Pais;
  • No final do ano letivo entrega o dossier de RP da turma, ao/à Presidente da Associação de Pais, mediante documento de entrega assinado pelos dois, ficando o RP da turma com uma cópia da referida entrega. CONSULTAR:

-Lei 51/12 de 5Set;-DL 137/12 de 2jul;-Lei 89/09 de 27ago;-DL 75/08 de 22abr;-Lei 49/05 de 30ago;-Portaria 243/12 de 10 ago.

Para Representantes de Turma:

Porque ser Pai/Mãe ou Encarregado de Educação (Representante de Turma) é um direito que nos assiste é também um cargo que tem deveres associados à função.

Porque existem algumas dúvidas sobre os deveres e os direitos que assistem a esta representação, esta tem uma enorme responsabilidade na interação entre o/a Diretor/a de Turma e os restantes pais na relação Família/Escola.

Para que possa tirar as suas dúvidas poderá efetuar a sua inscrição como sócio Individual FERLEI e colocar as suas questões que serão respondidas com a brevidade possível. Contamos com a sua inscrição.