Damos as boas vindas a todos os que através da Internet, contatam com a FERLEI. Julgamos ter reunido neste site, alguns tópicos informativos sobre a missão dos Representantes dos Pais de forma a que todos possam, no mínimo ter conhecimento das suas obrigações!
-Representante dos Pais da Sala(Jardim de Infância);
-Representante dos Pais da Turma( 1º ciclo);
-Representante dos Pais no Conselho Turma(2º, 3º ciclo, Secundário, Profissional e Artístico);
-Representante dos Pais no Conselho Geral do AE/ENA;
-Dirigente da Associação de Pais;
Conselheiro/a Representante das Associações de Pais no:
Conselho Municipal de Educação do município;
Comissão Alargada da Proteção de Crianças e Jovens do município ;
Rede Social do município(Conselho Local de Ação Social).
Para a plena realização de uma cultura de responsabilidade partilhada, que cada um dos Representantes tem que assumir, é indispensável que cada um destes Representantes esteja informado e devidamente cientes que estão em representação das Crianças, dos Jovens e das Famílias, para que decidam a bem dos mesmos!
Cada Representante dos Pais, deve ter uma opinião formada sobre os assuntos que lhes são apresentados nos órgãos acima mencionados de forma a que as reuniões sejam locais de estudo e solução dos problemas existentes.
Não pode nem deve entrar mudo e sair calado, (concorda ou discorda, mas deve deixar expresso na ata das reuniões a posição que toma quanto ao problema ou matéria apresentada).
Esperamos que este nosso modesto contributo, possa ajudar a alcançar essa cultura da responsabilidade partilhada na defesa das Crianças, Jovens e das Famílias!
Bem hajam a todos, pelo vosso trabalho voluntário!
NOTA: Se tiver dúvidas ou querer ser esclarecido, envie o seu pedido para info@ferlei.pt