“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados!” “Mahatma Gandhi”.
REPRESENTAÇÃO LOCAL E REGIONAL: Lei 29/2006 de 4jul: -Art 9- Direitos:
2-Constituem direitos da associação de pais ao nível regional ou local-(FERLEI):
a) Pronunciar-se sobre a definição da política educativa;
b) Estar representada nos órgãos consultivos no domínio da educação ao nível local, bem como em órgãos consultivos ao nível regional com atribuições nos domínios da definição e do planeamento
do sistema educativo e da sua articulação com outras políticas sociais;
d) Solicitar junto dos órgãos da administração regional e local as informações que lhes permitam acompanhar a definição e a execução da política de educação;
e) Beneficiar de apoio do Estado, através da administração regional e local para a prossecução
dos seus fins, nomeadamente no exercício da sua atividade no domínio da formação, informação e representação dos pais e encarregados de educação, nos termos a regulamentar;
f) Participar na elaboração e acompanhamento de planos e programas regionais e locais de educação;
g) Iniciar e intervir em processos judiciais e em procedimentos administrativos quanto a interesses dos seus associados, nos termos da lei.
4– A FERLEI tem âmbito regional e local e exerce os seus direitos previstos nas alíneas a) e b) do n.2 do art. acima mencionado, em função da incidência das medidas no âmbito geográfico e do objeto da sua ação. APOIO EM CONSULTADORIA:
-CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS-ALTERAÇÃO ESTATUTOS-APROVAÇÃO E PUBLICAÇÃO;
-ELABORAÇÃO DE ATAS: (Comissão Instaladora, Direção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal);
-DIRIGENTES ASSOCIAÇÕES PAIS: (-Direção;-Assembleia Geral;-Conselho Fiscal)- Dará apoio na elaboração de documentos administrativos e na definição de tarefas associativas. Em muitas escolas é já prática no início do ano letivo, a direção do agrupamento fazer sessões de boas-vindas aos pais. Nestas sessões deve estar representada a associação de pais, cujo diretor do agrupamento deve apresentar e convidar a dirigir a palavra aos presentes;
-MANUTENÇÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS PARA QUE ESTA ESTEJA DEVIDAMENTE ELEITA E CONSTITUIDA DE ACORDO COM AS LEIS EXISTENTES E OS ESTATUTOS DA MESMA:
-ATA ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL: LISTA DE ASSOCIADOS PRESENTES, RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS APRESENTADO, PARECER DO CONSELHO FISCAL, VOTAÇÃO DO RELATÓRIO E CONTAS. LISTA APRESENTADA PARA NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS A ELEGER: PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO. ATO ELEITORAL: CONTAGEM DE VOTOS, LISTA VENCEDORA E TOMADA DE POSSE DOS ELEITOS PARA NOVO MANDATO;
-RELATÓRIO ÚNICO-REGISTO BENEFICIÁRIO EFETIVO-REGISTO INICIO ATIVIDADE;
-REGISTO QUOTAS E DONATIVOS NO LIVRO RECIBOS-CÓDIGO: ATCUD-REGISTO NACIONAL PESSOA COLETIVA-REGISTO SEGURANÇA SOCIAL-CAIXA POSTAL ELETRÓNICA DA ASSOCIAÇÃO PAIS.
FORMAÇÕES DIRIGIDAS A: -(pedidos efetuados pelos mesmos):
-DIRIGENTES ASSOCIAÇÃO PAIS-PAI/MÃE/ENCARREGADO EDUCAÇÃO;
APOIO A REPRESENTANTE PAIS: -(pedidos a efetuar pelos mesmos):
-Sala/Turma: (Jardim Infância/1º Ciclo Ensino Básico);
-Conselho de Turma: (2º, 3º Ciclo, Secundário, Profissional e Artístico);
-Conselho Geral do Agrupamento Escola/Escola não Agrupada;
APOIO A CONSELHEIRO/A-COMISSÁRIO/A-FERLEI-(Representante Associação Pais):
-Conselho Municipal de Educação do Município(CME);
-Comissão Local Ação Social do Município(CLAS);
-Comissão Alargada de Proteção Crianças e Jovens do Município(CAPCJ);
-Juízes Sociais do Tribunal de Família e Menores, onde exista.
REUNIÕES DE TRABALHO COM:
- DIRIGENTES ASSOCIAÇÃO PAIS;
- REPRESENTANTES PAIS CONSELHO GERAL AE/ENA;
- REPRESENTANTES PAIS CONSELHO TURMA:(2/3 ciclo, secundário, artístico, profissional);
- REPRESENTANTES PAIS SALA/TURMA:(Jardim Infância/1ºCiclo);
- PAI/MÃE/ENCARREGADO EDUCAÇÃO;
-PRESENÇA DA FERLEI NA ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO PAIS DESDE QUE SAJA CONVIDADA A ESTAR PRESENTE PELO(A) PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO PAIS.
–Workshops/Conferências seguintes temas a pedido, a realizar em horário pós laboral:
-FISCALIDADE, LIDERANÇA E ORGANIZAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS;
-A IMPORTÂNCIA DE UMA FEDERAÇÃO, PARA O SUCESSO EDUCATIVO DE UM TERRITÓRIO;
- Como ajudar os filhos na aprendizagem;
- Medos, monstros e fantasmas;
- Gestão de comportamentos e birras;
- Agitações e cabeças no ar;
- Bulling e respeito pelos outros;
- Lidar com a Perda e com a Dor.
– Workshop para Crianças a realizar em horário de CAF/AEC/AAAF.
- Eu e as minhas emoções;
- Gestão de ansiedade nos exames;
- Eu venço os TP’S;
- Bulling e Ciberbulling.
-QUOTA BIANUAL 10€/AGREGADO FAMILIAR: Ao estar connosco obtém descontos diretos para si e para todo o seu agregado familiar em consultas médicas, terapias, formações, artigos de moda, produtos e serviços. Consulte as nossas parcerias em www.ferlei.pt em cartão FERLEI PARA ASSOCIADOS. Adira já, seja Associado Individual porque espera? Peça-nos a ficha de inscrição para info@ferlei.pt.
-CONSULTÓRIO SOCIAL-(Psicóloga): Atender, encaminhar e acompanhar as situações de Crianças, Jovens e Famílias em risco social. Atendimento com profissionais. Atendimento por marcação info@ferlei.pt ou 964015255.
-LUZ VERDE À CRIANÇA, AO JOVEM E FAMILIA: ATENDIMENTO JURÍDICO: Prestar esclarecimentos e informação jurídica nas várias áreas e encaminhamento de situações que reclamam uma resposta a nível local, regional ou nacional.
-Precisa de apoio jurídico para reclamar, iniciar ou intervir em processos judiciais ou procedimentos administrativos nos termos da lei: Informamos que estabelecemos parceria com advogados que trabalham (Pro-bono), no sentido de ajudar não só as Associações Pais mas também o pai, mãe, encarregado educação ou famílias que tenham dificuldade financeira em obter apoio jurídico para a sua causa pessoal. Caso precise contacte-nos! Faça-nos chegar a sua informação: –Saiba como deve agir?-Que passos seguir? Documente-se: fotografe/filme: Situações que ocorrerem de modo a fazer prova dos seus reparos e entre imediatamente em contato connosco!
Informe-nos e organize-se com pessoas diretamente prejudicadas, debata com eles as questões mais pertinentes, envie-nos informações/denúncias que serão tratadas de forma confidencial. A sua informação será analisada e encaminhada para a Entidade responsável respetiva!
SOSFERLEI-Família: Num distrito marcado pelas assimetrias escolares e sociais que se prendem pela dimensão geográfica. Existindo uma forte necessidade de falar e tentar resolver o seu problema individual. Ligue-nos:
-Projeto: “Ajudar quem mais precisa 2023-2024”, serve para a 1ª abordagem com quem nos contata. O nosso contributo é ajudar!
Se pretende ser Associado ou ajudar-nos com o seu contributo pode fazê-lo para o IBANFERLEI: PT50003504410003372973056: (envie comprovativo para info@ferlei.pt para que nós possamos enviar o recibo), até breve!
Obrigado por continuar a confiar em nós e no nosso trabalho em prol das Crianças, dos Jovens e das Famílias! «A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida»
John Dewey.