SOBRE O FRIO NA SALA DE AULAS

Sobre o frio nas salas de aula… será que leram o mesmo que eu?

Nos últimos dias o frio tem sido cortante na rua e em algumas salas de aula onde o bom senso não é coisa de que se faça uso.

Frio nas escolas, sempre se fez sentir, a construção das nossas escolas e o equipamento obsoleto são as causas conhecidas há muito tempo. Este ano não seria diferente se todos lessem os mesmos documentos, ou, simplesmente, se lessem…

Há escolas onde as janelas permanecem abertas durante o tempo de aula, o que resulta numa sensação térmica bastante desagradável para quem lá tem que trabalhar. Não se entende o porquê. O medo ou a ignorância? A Orientação N.º 24/2020 da DGS é bastante clara quanto à ventilação dos espaços.

Deve ser assegurada, sempre que possível, uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente com ventilação natural, através da abertura de portas ou janelas, nos períodos do dia com menor calor. Pode também ser utilizada ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Nestes casos deve ser garantida a limpeza e manutenção adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação mecânica (quando esta funcionalidade esteja disponível);

Se está frio, fecham-se as janelas no espaço temporal em que está ocupada por alunos e professores e abrem-se durante o período de intervalo ou em que não estão ocupadas. Não faz sentido que não se morra da doença e se vá morrer da cura.

Haja bom senso…