Como o Diretor/(gestor) escolar, pode motivar os Docentes e Não Docentes?

Para promover uma educação de qualidade e significativa às Crianças e aos Alunos, a Escola precisa de aprimorar e inovar constantemente.

Assim como a realidade global vem-se modificando, as práticas pedagógicas precisam estar alinhadas a essas mudanças.

A Escola procura oferecer aos estudantes um local e meios propícios para que o processo de ensino-aprendizagem seja  de “qualidade”. Contudo, além disso, é preciso que a Escola leve em consideração as necessidades profissionais e pessoais da Comunidade Escolar.

Motivar os professores deve estar entre os principais pontos de atenção dos diretores/(gestores) escolares, em prol da melhoria do ensino e da educação. Para auxilar nesse processo, preparámos algumas dicas:

– Motivação profissional para resultados melhores;

– Aplicar-se, aprender e inovar para “como motivar os professores”;

– A cultura do feedback:

a) Realização de Conselhos de Turma trimestrais, com os 2(dois) Representantes dos Pais eleitos efetivos, enviando a Convocatória (com a antecedência mínima legal em vigor e com Ordem de Trabalhos da reunião), onde se especifica os assuntos a tratar. -Caso os efetivos não possam comparecer, estes avisam os Suplentes(2) para comparecerem. Nunca os PEE podem faltar a este tipo de reuniões!. Também não devem estar “Mudos e Calados”!. Devem fazer parte das soluções e não dos problemas!;

b) Reunir com os Dirigentes da Associação de Pais de cada um dos Jardins de Infância e das Escolas, no mínimo de 3 em 3 meses;

c) Avaliar e elaborar Relatórios, sobre todos os Projetos e Apoios Educativos existentes no AE: -(CAF/AEC/AAAF/Alimentação/Apoio Social, Transportes e Transportes Escolares, etc), utilizando inquéritos com auscultação escrita dos Clientes do Serviço Público de Educação (PEE e Alunos);

d) Não se envolver em atos eleitorais de Representantes dos Pais para a Associação de Pais ou para os Representantes dos Pais para o Conselho Geral do AE/ENA;

e) Deixar que as Estruturas Representativas dos Pais e as Estruturas Representativas das Associações de Pais efetuem o trabalho que a estas compete!

f) A quem dirige a Escola, pede-se que cultive e cuide dos valores universais da “Democracia Representativa”!