Depois de dois anos sem exame, médias das provas de 9.º ano caem 5 valores a Português e 10 a Matemática:

Depois da pausa nas provas finais de 9.º ano devido à pandemia, os alunos voltaram a realizá-la este ano. No entanto, desta vez não contam para a classificação final dos estudantes. Os valores caíram.

New York City Announces Its Closing Schools Again Due To Coronavirus
Português mantém a queda que se sentiu em 2019, Matemática perde o que tinha recuperado. A escala é de 100 pontos. A Matemática do 9.º ano a média das provas finais foi de 45, ou seja, nota negativa. A média de Português foi melhor em números absolutos, mas não muito — 55 valores. Além disso, a disciplina mantém a queda que já tinha dado em 2019, a última vez que estes exames contaram para a nota de fim de ano dos alunos. A Matemática, onde se tinha assistido a uma evolução, os resultados andaram para trás.

Assim, 37,5% dos alunos tiveram nota negativa a Português, e, em mais de 90 mil exames feitos, só 80 alunos alcançaram a nota máxima, 100 valores. A Matemática, a percentagem de negativas foi bastante maior, a chegar aos 57,7%. Em contrapartida, houve mais alunos a chegar aos 100 valores, 843 estudantes em mais de 92 mil que fizeram a prova.

Os resultados das provas finais do 3.º ciclo do ensino básico foram divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Educação. Depois de uma pausa de dois anos nos exames de 9.º ano (devido à pandemia), a normalidade voltou. Ou quase. As provas foram feitas em junho, mas não contaram para a classificação final dos alunos.

 Fonte: Júri Nacional de Exames

Não valendo para classificar os estudantes, servem, segundo a tutela, para “informar e sustentar intervenções pedagógicas” e reajustar estratégias que conduzam “à melhoria da qualidade das aprendizagens”. Em comunicado, o gabinete do ministro João Costa afirma que as provas, “alinhadas com o plano de recuperação das aprendizagens” irão ainda permitir retomar “séries estatísticas excecionalmente interrompidas.”

A última vez que foram feitas, em 2019, as notas mostravam uma subida da média de Matemática — de 47 para 55 valores, regressando agora a terreno negativo com os 45 valores alcançados. Em sentido contrário, os resultados foram piores a Português em 2019, com uma queda de seis valores, descendo 66 para 60. Agora, deslizam até ao 55.

As provas foram realizadas em 1.220 escolas localizadas em Portugal Continental, Açores e Madeira e nas escolas no estrangeiro com currículo português. No total, realizaram-se 184.462 provas, referentes às disciplinas de Português (91), de Matemática (92), de Português Língua Segunda (95) e de Português Língua Não Materna (93 e 94).

 Fonte: Júri Nacional de Exames

Ana Kotowicz
  • Texto- Getty Images