
Foi uma subida de 33 posições. A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Maceira, Leiria, ocupa o 40º lugar do ranking nacional de escolas e o primeiro no distrito de Leiria, feito com base nos exames do ensino secundário em 2021.
De acordo com a análise realizada pelo jornal Público, esta sexta-feira, o melhor estabelecimento de ensino público, em Portugal, é a escola do concelho de Leiria, com uma média de 13,41 valores. Está na 40ª posição. Em 2020 ocupava o 73º lugar e em 2019 tinha sido 41ª.
Entre o 1º lugar do ranking nacional, ocupado por um “novo líder” – Colégio Nova Encosta, de Paços de Ferreira – e o 39º lugar, apenas existem escolas privadas, nenhuma da região.Em segundo lugar, no distrito de Leiria, está a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ferreira Ribeiro, de Alvaiázere, que ocupa a 59ª posição. Segue-se a Secundária Raul Proença, de Caldas da Rainha, no 90º lugar. A Básica e Secundária da Guia, em Pombal, ocupa o 99º lugar e o quarto no distrito. O top5 termina com um estabelecimento de ensino privado, o Colégio João de Barros, no 100º lugar nacional, com uma média de 12,24 valores.
Até ao top10, completam o ranking nacional no distrito a Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, no 124º lugar;
o Instituto D. João V, em Pombal, de ensino privado, em 178º lugar;
a Secundária da Batalha na 188ª posição;
a Secundária Eng. Calazans Duarte, na Marinha Grande, na posição 201 do ranking;
e, por último, a Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, no lugar 215, com uma média de 11,55 valores.




No concelho de Ourém, o Centro de Estudos de Fátima (ensino privado) está no 85º lugar do ranking, sendo o segundo melhor estabelecimento do distrito de Santarém.
A Escola Básica e Secundária de Ourém (ensino público) ocupa a 161ª posição, e o Colégio de São Miguel (ensino privado) está na 387ª posição.
Notas de exames:
O trabalho apresentado pelo Público avalia as escolas nacionais onde se realizaram pelo menos 62 provas nacionais, mas também outros indicadores.
A Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos conseguiu a melhor média no distrito no exame de Filosofia, com 16,10 valores, e no exame de Geografia, com a nota de 13,56.
A Escola Secundária da Batalha obteve 14 valores no exame de Português, enquanto o Colégio Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha, foi o melhor no exame de Matemática, com 14,11.
A média do exame de História com a nota mais alta foi para a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio.
Em Santarém, o Centro de Estudos de Fátima tem a melhor média do exame de Biologia, com 13,68 valores, e de Economia, com 13,83 valores.
Atendendo que os dados dos rankings são fornecidos pelo Ministério da Educação e ordenados pelos órgãos de comunicação, são possíveis divergências entre rankings de diversos órgãos de comunicação social. Este artigo foi elaborado levando em conta o ranking apresentado pelo jornal Público. Recorde aqui o vídeo realizado pelo REGIÃO DE LEIRIA, no âmbito do projeto “Nós na Escola”, no ano de 2013.