Ofensas sexuais aumentaram nas escolas:

No ano letivo passado, foram registados 113 casos de ofensas sexuais, mais 29 comparativamente ao ano anterior, quando foram contabilizadas 84. 26 de Maio de 2022,

Foto
O número de ocorrências registadas pelas forças de segurança em ambiente escolar diminuiu novamente em 2020-2021, com uma redução de todos os tipos de ilícito à excepção das ofensas sexuais. Nelson Garrido

O número de ocorrências registadas pelas forças de segurança em ambiente escolar diminuiu novamente em 2020-2021, com uma redução de todos os tipos de ilícito à excepção das ofensas sexuais, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

No ano lectivo passado, as forças de segurança registaram 4.494 ocorrências no âmbito do programa “Escola Segura”.

À semelhança do ano anterior, a maioria das ocorrências foi de natureza criminal, tendo-se registado 2.397 em 2020-2021, menos 250 do que no ano anterior e o equivalente a uma descida de 9,4%. Em sentido inverso, houve um ligeiro aumento do número de ocorrências de natureza não criminal, que passaram de 2.176 em 2019-2020 para 2.097 em 2020-2021.

Por outro lado, o RASI 2021 revela uma diminuição do número de ocorrências transversal a quase todos os tipos de ilícito, com uma excepção: ofensas sexuais.

-Ofensas à integridade física (978);

-injúrias e ameaças (666);

-furtos (273) representam novamente a maioria das ocorrências registadas dentro e fora das escolas,

-havendo ainda casos de vandalismo (140),

-roubo (73),

-posse ou consumo de estupefacientes (58),

-posse ou uso de arma (55)

-e ameaças de bomba (três).

Em termos geográficos, três distritos concentram quase 70% do total de ocorrências: Lisboa, com 1.787 registos, Setúbal (691) e Porto (609). Braga (229),

-Leiria (193),

-Faro (157) e Aveiro (132) são os distritos que se seguem com mais ocorrências registadas e os restantes ficaram abaixo da centena de ocorrências.

Essas acções incluíram policiamento e sensibilização junto de escolas, complementadas com a distribuição de panfletos alusivos a matérias como a prevenção rodoviária, o “bullying”, os maus tratos, os abusos sexuais e os direitos das crianças, que tiveram como público-alvo toda a comunidade escolar.

Foram ainda desenvolvidas 204 demonstrações de meios e 266 visitas a instalações das forças de segurança, e foram abrangidos aproximadamente 7.764 estabelecimentos de ensino em todo o território nacional envolvendo 1.543.734 alunos.