Opinião: Acolher refugiados na escola:

Acolher refugiados na escola

PAULO PIMENTA/ARQUIVO

Somos capazes de resolver, com igual agilidade em tempo, recursos e concordância, muitos outros dos problemas da educação, se tivermos o mesmo sentido de urgência e convergência de meios para o fazermos.

Se do ponto de vista económico, o acolhimento de refugiados e imigrantes pode ter vantagens, sob a perspectiva da educação contribui para a realidade multicultural da globalização que em fase de formação da personalidade é importante para a consciencialização, respeito e aceitação do que é diferente como um bem a preservar. As experiências do que é diferente de nós e do nosso meio ambiente levam-nos a tomar consciência de que existem outras maneiras válidas de ver a vida e que em circunstâncias adversas somos capazes de decisões e atitudes que habitualmente dizemos, ‘não, eu nunca farei…’.

Este tipo de experiências leva-nos a aceitar a diferença, a senti-la como mais um braço que nos ajuda a ser capaz de ir mais além, que contribui para nos ajudar a preservar a paz no agora e no futuro. É como se a nossa educação se tornasse um pouco mais internacional e global. Ajuda a tornar o sistema mais ágil na resposta e a contemplar situações de entrega, que longe de serem perfeitas, são eficazes para o problema actual. A capacidade de resposta rápida, ou pelo menos em tempo útil, mostra que estamos à altura de desafios impactantes e que conseguimos acomodar e incluir necessidades especiais de uma ordem diferente. Na realidade, necessidades especiais todos temos e a maior é mesmo sermos considerados na nossa especificidade e não como mais um entre todos. Este pensamento leva-me a expressar que somos capazes de resolver, com igual agilidade em tempo, recursos e concordância, muitos outros dos problemas da educação, se tivermos o mesmo sentido de urgência e convergência de meios para o fazermos.

A valorização do modo como vivemos e nos organizamos, e das relações que estabelecemos com os outros, ou seja, reconhecer como um bem o nosso Estado de Direito e a nossa democracia, a visão de paz e a capacidade de prevenir e resolver conflitos para a sua manutenção são uma outra perspectiva positiva a observar. Estas são conquistas que se constroem na educação, todos os dias, desde cedo.

Apesar de ainda termos tanto para fazer, resolver e mudar, vamos dar valor ao que temos e somos.