
Entretanto, enquanto nos perdemos em discussões improfícuas nessa seara, nos degladiando por conta de formalidades às quais alguns se apegam, não raro, em função de preconceitos infantis, fechamos os olhos para a discussão que realmente importa: o caráter da educação que temos dado às nossas crianças.
Foi nesse sentido, a fim de recolocar em pauta a reflexão sobre o papel da família na formação das crianças (papel que hoje se cumpre mal, em razão da fragilidade cada vez maior das relações sociais e da nossa pressa característica) que Içami Tiba, proeminente psicoterapeuta e escritor do campo da educação, edificou sua obra.
Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores. Faleceu em 2015, vitíma de cancer.
Segue abaixo texto de sua autoria, excertado de entrevista concedida por ele sobre o livro “Educação Familiar – Presente e futuro”.
“As famílias não estão sendo sustentáveis nem os filhos constroem suas sustentabilidades em tempo adequado. Os pais estão formando mais príncipes herdeiros do que sucessores empreendedores.
A autoridade da força física é diferente da autoridade educativa que provém da liderança.
Quando um filho erra, pouco educativos são a surra, o grito, a ofensa, o simples perdão etc.
Para se ter uma educação sustentável o filho tem que aprender a não errar mais.
Os pais, no lugar de descarregar frustração e raiva, poderiam dizer: “Você tem que aprender a fazer o certo” e ensinar qual seria a ação mais adequada que o filho teria que praticar para aprender. Uma vez aprendido, o filho nunca mais errará por ignorância, e fará o correto.
O melhor aprendizado é quando se faz, mais do que simplesmente ouvir ou ver… Assim, os pilares da educação sustentável são:
Quem ouve, esquece;
Quem vê, imita;
Quem justifica, não faz;
Quem faz, aprende;
Quem aprende, produz;
Quem produz, inova;
Quem inova, sustenta e Quem sustenta, é feliz!”
Por Pensar Contemporâneo –
– Michele Martins: A base mais sólida…na educação sem duvida é o comportamento e conhecimento dos pais na rotina da criança…..é aplicar teoria na prática…mas de acordo com cada personalidade que a criança carrega …é aprender agregar a sabedoria, cuidando do emocional…sabendo lidar com os medos e frustração….para que se tornem resilientes em todas as fases da vida …