Transporte público e crianças: Medidas de segurança no ônibus escolar:

Em 2021, 4 em cada 10 veículos foram sancionados por não cumprir em algum ponto de uma regulamentação que já é obsoleta e insuficiente.

Uma das grandes pendências deste país em termos de proteção de menores nas estradas nacionais é o que inclui transporte escolar, excursões e uso de menores no transporte público. Neste post vamos falar, especificamente, sobre o ônibus escolar.

É seguro para as crianças andar em ônibus escolar?

A luta das famílias e das pessoas focadas em melhorar essa situação está se tornando cada vez mais frequente, mas mesmo assim encontramos muros altos apoiados pela famosa frase “cumprir as normas” que são muito difíceis de superar.

Toda vez que uma família informada sobre a segurança dos pequenos se encontra na situação de assinar uma autorização para que o pequeno use o transporte escolar,começa a onda de perguntas.

Você vai estar segura? 

Há algo que eu possa fazer para melhorá-lo?

Por que a escola permite isso?

Por que o governo permite isso?

Posso levá-lo nas excursões?

Ônibus escolar e crianças: Medidas de segurança

Uma das grandes pendências deste país em termos de proteção de menores nas estradas nacionais é o que inclui transporte escolar, excursões e uso de menores no transporte público. Neste post vamos falar, especificamente, sobre o ônibus escolar.

É seguro para as crianças andar em ônibus escolar?

A luta das famílias e das pessoas focadas em melhorar essa situação está se tornando cada vez mais frequente, mas mesmo assim encontramos muros altos apoiados pela famosa frase “cumprir as normas” que são muito difíceis de superar.

Toda vez que uma família informada sobre a segurança dos pequenos se encontra na situação de assinar uma autorização para que o pequeno use o transporte escolar,começa a onda de perguntas.

Você vai estar segura? Há algo que eu possa fazer para melhorá-lo? Por que a escola permite isso? Por que o governo permite isso? Posso levá-lo nas excursões?

Ônibus escolar e crianças: Medidas de segurança

“Cumprimos as normas”. Eu sei. Mas os regulamentos são inúteis neste caso (veremos em breve). Olhos abertos como placas quando expliquei a situação e todas as instalações do mundo para procurar uma empresa mais comprometida com a segurança das crianças. Certo, primeira barreira superada. Nós.

Medidas de segurança no ônibus escolar:

O próximo passo foi entrar em contato com as diferentes empresas de ônibus e nenhuma. Ouça bem: Nenhum! tem ônibus com cintos de três pontos em todos os assentos.

Primeira parede.

Tive conversas de todos os tipos. Pessoas muito educadas que me ouviram e argumentaram sua posição, outras que se ofereceram para procurar soluções… e outros que riram na minha cara, me trataram como se eu fosse ignorante e se protegerem jogando preços e quebrando regras estabelecidas para motoristas de ônibus (cuidado que este é um ponto para contemplar que pouco se diz e que é mais do que reportável).

Aqui temos duas paredes: a das empresas que não se importam e a dos equipamentos dos ônibus. Você não pode instalar cintos de segurança de forma alguma, você tem que mudar o assento, provavelmente remover linhas…. e isso pode ser mais caro do que o próprio veículo. Quem assume o investimento da renovação da frota de ônibus? A este investimento devemos adicionar o custo de compra dos boosters.

Ônibus escolar e crianças: Medidas de segurança

Quarta parede. Um enorme. O que menos pensamos: a oposição das famílias.

Que sim, é surpreendente, mas que há famílias que não se importam ou não podem assumir gastos maiores e que diante de dois orçamentos para o transporte escolar de seus filhos e filhas, eles vão escolher o mais barato sem considerar por que é o mais barato e sem olhar se as regras de condução seguras são cumpridas, verificações de veículo, etc.

Aqui é super importante chegar a um ponto de encontro entre todas as pessoas envolvidas e fornecer as informações necessárias a partir do modo calmo e em marte. Continue, sem se cansar e sem sair da panela… continuar, que no final eles vão ouvi-lo com certeza. A cada ano novas pessoas entram nas escolas e cada vez mais são as que olham para a segurança.

Autobús escolar y peques: Medidas de seguridad

Além disso, como ponto de colocar com um vermelho brilhante e sirenes de “cuidado, barbárie à canção”, diz que crianças de 5 a 11 anos podem usar o cinto de três pontos localizado nos bancos que ficam em frente aos poços das escadas e com uma sapatilha.

Ahá, o que está por fazer. Muito bem. E as crianças de três anos ou aquelas em qualquer um dos outros lugares? Bem, aqueles com um cinto de dois pontos e hey, que como eles são nove porque eles ainda quebram menos pelo quadril ou colidindo com o assento na frente. Você coloca um capacete de bicicleta de 15,99 euros do super que também é aprovado e santaspascuas.

Vou te dar um resumo porque não tem desperdício:

  • O cinto de segurança é obrigatório em todos os veículos de transporte de passageiros registrados desde o final de 2007. E você vai dizer “oops como bom”… Nem por isso. Porque estamos falando de cintos de dois pontos,algo que você não coloca calmamente como um adulto já que você sabe que pode causar lesões… mas nós não nos importamos que as crianças colocá-lo.
  • Tacógrafo, limitador de velocidade e ABS que cumprem as disposições dos regulamentos.
  • Viagens não podem exceder uma hora, você tem que fazer paradas de outra forma.
  • Se transportarem alunos com necessidades especiais, deve haver ajuda técnica, como rampas e os locais delimitados serão reservados para eles. Okey. E como eles vão se sentar? Em um assento reto como uma vara com um cinto de dois ou três pontos na frente de um dos poços?
  • Seguro, ITV e idade máxima de 16 anos.
  • Piso antiderrapante, sistema de extintor de incêndio aprovado, kit de primeiros socorros,passos devidamente marcados e janelas que não abrem, mas que permitem a ventilação abrindo um pouco a partir da parte superior.
  • Sinais de transporte escolar visível, bem como as das entradas e saídas.
  • Uma criança por assento e com o cinto ligado (o cinto de dois pontos), lembre-se,independentemente do tamanho, idade e desenvolvimento, eles precisam de um sistema de proteção mais exigente. E eu digo proteção, não fixação).
  • Deve haver um acompanhante se metade dos assentos forem ocupados por crianças menores de 12 anos,mas cuidado: este acompanhante NUNCA deve viajar ao lado do motorista, mas deve ocupar um assento nas proximidades da porta de serviço central ou traseira. Decreto Real 443/2001 de 27 de Abril.

E é isso. Isso é tudo gente. Para as pessoas mais incrédulas ou céticas (cuidado, é muito bom questionar tudo) ser dito “que há poucos acidentes em que os ônibus estão envolvidos” Vou dizer que você está certo que a estatística diz que o número é menor. Mas na campanha realizada pelo DGT em dezembro de 2021, 4 em cada 10 veículos foram sancionados por não cumprirem algum ponto das regulamentações acima mencionadas. E isso, perdoe-me, aumenta o número de cédulas para que algo aconteça.

 

Ônibus escolar e crianças: Medidas de segurança

Devido a essas deficiências, dispositivos de fixação baseados em sistemas de retenção infantil que impedem as crianças de voar para fora, mas não se esqueçam que o arreio em frente à marcha é prejudicial. Portanto, substituir o cinto de segurança de dois pontos por isso seria como dar à criança uma escolha: “Corte-se com uma serra ou se jogue pela janela. O que você escolhe?

Ok, eu fiquei sério. Vamos compensar isso porque se não…

Deixo aqui escolas diferentes (e associações de mães e pais dessas escolas) que conseguiram dar a essas crianças o que merecem no transporte escolar: segurança.

Há também empresas de ônibus muito comprometidas,como La Pamplonesa,que tentam ajudar no que podem.

 

Ônibus escolar e crianças: Medidas de segurança

E se não podemos mudar nada, posso levar minha pequena para as excursões?

Quero terminar lembrando que você está no seu pleno direito de pegar e trazer o seu pequeno das excursões se você considerar isso e que se você tem desejo e força, esta questão deve ser tomada, muito alto. E que quanto mais for ouvido, mais visível ele se tornará e podemos mudá-lo.

O que eu sempre digo é que esta é uma corrida de longa distância. Acalme-se, não se canse, continue, não desista. Se não for este ano será o próximo, mas garanto que todo o esforço investido será notado.

Para a redação deste artigo tive a inestimável ajuda de Jesús Rodríguez,da Seguridad vial en familia;Macarena Bau,da Plataforma TES. Também me documentei no BOE e no DGT. No entanto, se você tiver alguma dúvida, você pode me consultar on-line na Tribo CSC.

Autor

 bebês, pais e cadeiras em marcha ré.